O Brasil, indiscutivelmente, está entre os países que possuem as maiores cargas tributárias do mundo. Conforme dados da própria Receita Federal do Brasil, a carga tributária brasileira equivale a aproximadamente 35% do Produto Interno Bruto (“PIB”).
Além da alta carga tributária, o sistema tributário brasileiro é extremamente complexo, com quase 90 (noventa) espécies de tributos, entre impostos, taxas e contribuições, distribuídos nas três esferas de poder (Federal, Estadual e Municipal), que oneram o contribuinte de modo direto, tal como o IR, ou indireto, como o ICMS e o ISS.
Esse sistema tributário, incontestavelmente, afeta o dia a dia das empresas e das pessoas físicas.
Neste cenário, o Planejamento Tributário se mostra como uma verdadeira ferramenta de gestão, uma alternativa viável, legal e necessária para a sustentabilidade e a manutenção da competitividade das empresas, na medida em que se apresenta como uma forma de reduzir custos e preços, proporcionando maiores níveis de consumo.
Gestão tributária de qualidade, em nosso país, é fator competitivo para as empresas. Técnicas de Planejamento Tributário poderão auxiliar as empresas a coordenar, controlar e acompanhar todos os processos tributários, reduzindo os riscos fiscais e eliminando custos desnecessários, possibilitando uma maior sustentabilidade em suas operações.
O escritório NICOLAS NICOLIELO ADVOGADOS possui expertise no assunto e está à disposição para assessorá-lo nesta e em outras matérias ligadas ao Direito Tributário.
Comentários